domingo, 16 de novembro de 2008

TARSILA DO AMARAL








Recebemos a agradável visita do representante da Editora Saraiva no último mês de outubro. As crianças ficaram deslumbradas com os títulos lançados.
Hoje viemos falar especialmente da coleção Encontro com a arte brasileira, da qual recebemos o Encontro com Tarsila e Encontro com Portinari.
Iniciamos o mês de novembro trabalhando, em nossas aulas de artes, com Tarsila do Amaral. E ficamos deslumbrados com o universo de possibilidades que a leitura do livro nos proporcionou. Confira nossas atividades, todas baseadas no livro Encontro com Tarsila:
  1. Matéria: Redação. Leitura em grupo e interpretação oral do livro;
  2. Matéria: História. Panorama geral do que foi o movimento modernista no Brasil;
  3. Matéria: Geografia. Localização geográfica da cidade onde nasceu Tarsila, debate sobre as diferenças entre a vida na fazenda e a vida na cidade, exercícios sobre os elementos que fazem parte do meio rural e do meio urbano.
  4. Matéria: Meio ambiente - reciclagem. Baseados na história da infância de Tarsila do Amaral (ela criava bonecas de mato) foi organizado um grupo para levantamento de informações sobre brincadeiras ao ar livre e brinquedos feitos pelas próprias crianças. A partir do debate, foi aberto um concurso de brinquedos feitos pelas crianças, a partir de materiais da natureza ou embalagens vazias;
  5. Matéria: Artes. Estudo das cores (tristes, alegres, frias, quentes) , dos elementos que transmitem sensações e de técnicas de sombreamento na pintura de Tarsila do Amaral. Recriação, a mão livre, de Abaporu, um de seus quadros mais famosos.
  6. Matéria: Artes. Produção de uma obra de arte onde as crianças criem, a exemplo de Tarsila, bichos, seres imaginários, e lhes conceda vida, através de uma tela.

Nas fotos que ilustram esta página, começando pela que está logo acima do texto:

  1. O representante da Editora Saraiva em Belo Horizonte, visitando a sede do Instituto VENCER, onde funciona o projeto APRENDIZ DE CIDADÃO.
  2. Boneca feita de palha de milho, confeccionada por educadores do projeto para demonstrar a possibilidade de criação de brinquedos a partir de elementos da natureza.
  3. ABAPORU, pelo aluno Afrânio Lourenço, de 10 anos.
  4. ABAPORU, pelo aluno Evandro Pinheiro, de 9 anos.
  5. A capa do livro Encontro com Tarsila, texto de Cecília Aranha e Rosane Acedo. Ilustrações: Dadi. Belo Horizonte, Formato Editorial, 2002. (Coleção Encontro com a arte brasileira). 3ª edição, 2ª tiragem. Atendimento ao professor: 0800-0117875. Visite o site: www.formatoeditorial.com.br. Conheça outros livos da SARAIVA: www.editorasaraiva.com.br


Nenhum comentário: